O crescimento do faturamento do setor foi impulsionado pela alta de 39% no número de pedidos, em relação ao primeiro semestre de 2019. Além do número de pedidos e vendas, o valor do ticket médio nas compras online dos brasileiros também cresceu (6%), passando de R$ 404, no primeiro semestre de 2019, para R$ 427 no mesmo período em 2020.
10 motivos para ter um site:
- O seu negócio aberto 24 horas do dia, durante os 365 dias do ano;
- Apresenta uma imagem profissional – uma excelente maneira de induzir confiança e credibilidade;
- É possível desenvolver um marketing mais eficiente – você poderá criar anúncios mais econômicos que façam referência ao seu site, assim no seu site você detalha ainda mais as características do seu produto ou serviço;
- O seu catálogo ou portfólio pode ser alterado a qualquer momento – é mais fácil, econômico e rápido de alterar que o material impresso. As suas capacidades são quase ilimitadas e permitem mais e melhor informação aos seus clientes;
- Alcance novos mercados com uma audiência global – o seu mercado passa a ter o potencial para ser visto por milhões em todo o mundo.Agilidade no atendimento e informação imediatamente disponibilizada – vendas e pedidos de informação, podem ser processados de forma automática e imediata.
- Formulários online podem ser utilizados para permitir aos seus clientes o pedido de orçamentos ou informações adicionais. Poupe nos custos, permitindo que possam fazer o download de propostas e outros documentos importantes;
- Recolher informações valiosas – ainda sobre os formulários online: com eles o empreendedor pode obter informações importantes sobre o mercado e os seus clientes. Esta ferramenta é excelente para auxiliar ações de mercado, na hora de fazer promoção dos seus produtos e serviços;
- Fortalecimento da marca – construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém a Internet pode encurtar um pouco este caminho. Para isso, o seu site deve ser funcional, ter um carregamento rápido e ser útil ao usuário, ou seja, navegar pelo seu site deve proporcionar aprendizado. Todo esse conjunto transmitirá a ideia positiva sobre o seu negócio;
- Baixo investimento – utilizar o site de uma empresa como meio de comunicação não é custo e sim investimento. Os investimentos são baixíssimos, levando em consideração o alcance geográfico, tempo de exposição e flexibilidade na manutenção. Excelente relação custo x benefício, se comparado com qualquer mídia convencional, como televisão, jornais e rádio. Vemos que o custo benefício é compensador para a empresa que investe na criação de um site institucional.
- Visibilidade aumentada – um site bem organizado passa a impressão de que uma empresa é maior do que ela realmente é. Isso, naturalmente, gera credibilidade no mercado que já consagrou empresas bem maiores do que a sua.
Segundo a 42ª edição do Webshoppers, pesquisa da Ebit|Nielsen, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre deste ano, sem dúvidas a maior alta em 20 anos. Com o fechamento das lojas físicas durante o “lockdown” em 2020, a solução foi recorrer ao comércio eletrônico; empresários migraram para o meio digital e o consumidor se adaptou à situação e mesmo depois, o hábito permaneceu.
O fortalecimento do e-commerce veio para ficar. A tendência, que já se confirma, é as empresas manterem canais de vendas online mesmo com a reabertura das lojas físicas. Até em situações em que a compra não é fechada pela web, a Internet tem papel importante na decisão do cliente. Para o consumidor confiar no seu negócio, é preciso ter um site seguro, com conteúdo relevante e uma boa plataforma de vendas. O produto ou serviço deve estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, para aproximar o futuro comprador, seja por redes sociais (funcionando como vitrines e canais de marketing), blogs, lojas virtuais ou físicas.
O melhor caminho para empresários é apostar no marketing focado em relacionamento e conteúdo para construir uma relação com o lead. Trabalhar com integração das redes sociais e website é o rumo mais viável para quem empreende.