O Facebook chegou no Brasil em 2008 e fez um sucesso tão grande que matou a rede social antecessora, o Orkut. Em pouco tempo o Facebook atingiu toda a população conectada do País.
Não passava um dia se quer em que conseguíssemos passar algumas horas comentando publicações, compartilhando fotos, pensamentos, músicas, e começávamos a nos expor de forma nunca feita antes.
Em 2011 o Facebook abriu seu escritório no Brasil com uma equipe de 16 pessoas e logo a empresa alcançava um Market Share global jamais visto antes no setor de comunicações.
Logo surgiram outras redes sociais e começaram a disputar com o Facebook e crescimento do número de seguidores começa a diminuir, surgem redes sociais como Instagram, Snapchat, os aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram já substituíam o Messenger antigamente chamado de MSN e tudo isso causa um grande impacto na nossa vida.
Vendo isso Mark Zuckerberg compra o Instagram, Messenger e o WhatsApp e com isso surge o META uma Holding que se torna dona de 30% de toda comunicação do planeta, o Snapchat morre e atualmente apenas o Tik Tok é capaz de competir com as redes sociais do grupo Meta.
Mas e o Facebook, alguém ainda coloca conteúdo lá?
A forma de usarmos o Facebook mudou, compartilhamos nossa vida pessoal e momentos felizes nos Stories e Feed do Instagram, alguns até se permitem fazer umas dancinhas no Tik Tok mas o Facebook se mantem em crescimento trazendo sempre novos caminhos para compartilharmos conteúdos.
Com o advento e grande crescimento dos anúncios patrocinados é impossível ter sucesso com anúncios sem ter uma Fanpage integrada com seu perfil no Instagram, dessa forma com uma única conta de anúncios no Facebook você consegue configurar seu anúncio nas duas plataformas.
O Facebook trouxe o Marketplace, sua própria plataforma de classificados onde você encontra tudo facilmente com filtros por preço, cidade e categorias de produtos.
Criou o date, um aplicativo de encontros dentro do próprio Facebook onde tem a opção de ativar ou não esse recurso.
E os grupos do Facebook são fóruns extremamente ativos, onde se formaram grandes comunidades de profissionais, formadores de opinião, empregos, vendas de produtos, aluguel de imóveis, etc.
O que queremos dizer com isso é que muitos acreditam que o Facebook está morto porque você e seus amigos não atualizam mais seus perfis pessoais, mas não menospreze a rede social, vale muito a pena anunciar no Facebook, ainda é a rede social com o maior número de usuários, então seu cliente com certeza está ali.
Atualmente o Facebook tem 2,7 bilhões de usuários no mundo e hoje junto ao Google é a rede social que recebe o maior volume de investimentos em anúncios no mundo todo.
Por aqui, mais de 130 milhões de brasileiros acessam o Facebook todo mês, quantidade quase 10 vezes maior do que a de frequentadores mensais do Twitter, por exemplo. O número cresce ano após ano e a previsão do Statista é que ele chegue perto de 160 milhões em 2025.
Por mais que parte da mídia especializada tente decretar a morte do Facebook ano após ano, a rede mantém uma taxa média anual de crescimento de usuários de 12%.
O lucro cresceu 11% na primeira metade de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, mesmo com o impacto da pandemia de COVID-19 e boicotes de marcas megazórdicas como Adidas, Coca-Cola, Ford e Unilever, que fazem parte de um movimento que exige um pulso mais firme do Facebook contra a disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.
O Facebook não é muito popular para o público mais jovem, nascidos a partir do ano 2000 tendem a usar mais o Tik Tok então ao anunciar leve isso em consideração.
Se você conhece seu público não irá configurar seu anúncio para atingir esse público.